Em comemoração à Semana da Enfermagem, a Escola de Enfermagem da USP, em parceria com o COREN-SP, exibe a exposição "De Florence Nightingale à Enfermeira do Futuro". Essa exposição retrata o dinamismo histórico da Enfermeira em suas indumentárias, gestos e práticas. Em diferentes tempos e circunstâncias históricas e culturais, a Enfermeira garantiu o protagonismo do cuidado do ser humano.
Invoca a memória e a história da enfermeira Florence Nightingale (1820 – 1910), a precursora da Enfermagem Moderna.
Nos remete à atuação das lideranças da Enfermagem no Brasil e no mundo, durante a pandemia de COVID-19.
Criação dos membros do grupo de pesquisa “História, Ética e Legislação da Enfermagem”, da EEUSP, em 2007, por ocasião do I Simpósio Ibero-Americano de História da Enfermagem. A indumentária nos remete à atuação profissional da enfermeira no futuro entre planetas e galáxias imaginado a longo prazo.
Depois que os demais profissionais já haviam se recolhido e os soldados feridos estavam em silêncio e na escuridão, Florence fazia solitária ronda noturna, empunhando uma pequena Lâmpada, não só para clarear o caminho, mas para ver as condições dos pacientes. Entretanto, a lâmpada mitológica de Aladim é empunhada por Florence Nightingale, na estátua em praça pública, em Londres, Inglaterra, em sua homenagem, como heroína inglesa nessa Guerra. Por isso, esse modelo de lâmpada que Florence utilizou em suas rondas noturnas em Scutari tinha outro formato, (foto ao lado) cuja réplica da lâmpada original encontra-se no Museu Florence Nightingale, em Londres. Outra réplica inglesa, em tamanho menor foi doada, em Setembro de 2015, pela professora Taka Oguisso ao Centro Histórico Cultural da Enfermagem Ibero Americana (CHCEIA) da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP).
Curadoria, realização e apoio
Curadoria realizada por:
Doutorando Fábio Soares de Melo
Prof. Dr. Genival Fernandes de Freitas
Profa Dr.ª Heloísa H. Ciqueto Peres
Realização e Apoio: